Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Construção da Paróquia

Em 19 de março de 1963, após um tríduo pregado pelo próprio Arcebispo de São Luís, procedeu-se a solenidade de ereção canônica da nova Paróquia sob a proteção de Santo Antônio de Pádua, funcionando na antiga capela de N. Sra. de Fátima. Assumiu como primeiro pároco o FREI RAIMUNDO VALE (que foi pároco até 1980) e como vigário FREI ARCÁRDIO DE CERETE. Naquele dia houve missa solene procissão com a imagem de Santo Antônio de Pádua, doada pelo Monsenhor Gerson Freire, pároco de Pedreiras. O então Prefeito de Pedreiras VICENTE BENIGNO, decretou aquela data como feriado municipal.

Os Frades Capuchinhos deste daqueles dias trabalhavam, mais arduamente e muito próximo dos fieis e cidadãos daquele bairro, FREI RAIMUNDO VALE se desdobrou muito nos primeiros trabalhos da área urbana de sua paróquia, ao passo que FREI ARCÁRDIO FREI TADEU não media esforços para lhe assessorar nesta nova missão, assim como o FREI ROGÉRIO BELTRAMI, ao trabalhar apostolicamente catequizando os povoados daquele setor mediano do rio Mearim.

Frei Raimundo Vale 1º pároco

FREI RAIMUNDO, parceiro dos Vicentinos e do Clube das Mães que revigorava já no princípio desta nova paróquia, muito trabalhava para estruturar a paróquia e urbanizar o bairro de Tresidela que sofria com o alagamento devido ao transbordamento do rio Mearim ao longo do inverno. Obras levadas a frente por FREI RAIMUNDO, sempre com parceria de lideranças locais como o Sr. Theago Costa e o Sr. Francisco Guida, foram a aquisição de terra sobre a colina para a construção do Centro Comunitário, também, cerâmica, cinema, gráfica, posto de saúde, escola e um trator, que abriu muitas vias em Tresidela.

Digno de nota é que a DIOCESE DE BACABAL foi criada em 1968, tendo como 1º Bispo DOM PASCÁSIO RETTLER, sendo as paróquias Pedreiras e Tresidela, bem como outras, desmembradas da Arquidiocese de São Luís e integradas na recém-criada diocese.

Na década de 1970, FREI RAIMUNDO iniciou as campanhas para construir um novo templo para ser sede da paróquia, próximo ao Centro Comunitário, no terreno de colina conseguido com o auxilio do Sr. Theago Costa, e levanta os alicerces da construção que será concluída por seu sucessor.

O 2º pároco, FREI ELDERICO CHIGIONE (de 1980 a 1981), finalmente transferiu a sede da paróquia da capela Nossa Senhora de Fátima, devido ao constrangimento de ser alagada pelas enchentes, para o Centro Comunitário ao passo que se erguia a novo Templo paroquial sobre a colina, ao lado do Centro Comunitário. Assim, demoliu-se aquela capela que sofria com as enchentes.

Após o paroquiato do FREI LIBERATO GIUDICE (1982 a 1983) que levantou a torre campanária da igreja matriz com 5 sinos que pertencera a igreja de Alto Alegre (local do martírio de 4 frades, 7 freiras e vários leigos em 1901) foi pároco o FREI UBALDO CIVERA (1983 a 1992). Este foi um pároco muito respeitado por sua eloquência no conhecimento da Sagrada Escritura, pela boa desenvoltura na oratória e por firmar a sua autoridade presbiteral e de pároco à frente das religiosas e leigos da paróquia. FREI UBALDO, solicitou à então Madre regional das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, MADRE MARIA VILANI, a abertura de uma casa desta congregação em Tresidela para que as irmãs auxiliassem no serviço pastoral e dirigissem a escola Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia Santo Antônio de Pádua

Assim, o convênio foi assinado por FREI UBALDO e pela MADRE MARIA VILANI a 08 de março de 1987, ocasião na qual se erigiu a comunidade das irmãs do Preciosina em Tresidela de Pedreiras, na Santa Missa com a presença do pároco, da Madre regional e sua secretaria, do Vigário Geral da Diocese de Bacabal e do povo de Deus que acolheram as Irmãs: FILISBINA REIS, MARIA ESQUERDO e FRANCISCA OLIVEIRA que construíram a primeira comunidade das Irmãs Preciosinas em Tresidela.

Com o paroquiato de FREI OSVALDO CORONINI (1992 a 1995) a escolinha Jardim Nossa Senhora de Fátima, foi ampliada e, construindo-se mais amplos prédios numa depressão geográfica próximo a primeira escola, erigiu se o Colégio Frei Germano de Cedrate, continuando sobre a direção das Irmãs Preciosinas. Este fato ampliou a possibilidade de educação qualitativa para as crianças e os jovens de Tresidela que, finalmente foi desmembrada de Pedreiras e elevada a categoria de município em 1994, assumindo o topônimo de Trizidela do Vale, em homenagem ao FREI RAIMUNDO VALE JOÃO DO VALE.

Paróquia Santo Antônio de Pádua - Trizidela do Vale/MA

Após FREI OSVALDO, a Paróquia Santo Antônio foi assumida por capuchinhos brasileiros que após os trabalhos de estruturação dos confrades italianos, animam a vida paroquial de Trizidela do Vale com a sua presença apostólica e fraterna, chegando aos nossos dias. Assim entram em cena os frades brasileiros assumindo o serviço de pároco: FREI RONALDO MELO, FREI SILVIO DO CARMO, FREI GILSON MARIANO, FREI RIBAMAR CARDOSO, FREI WILLIAM ALVES, FREI FABIANO REIS, FREI LUÍS ROTA, FREI HERNANES COSTA, FREI LUÍS SPELGATTI.