Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
HOMILIAS

Virgem Maria, exemplo de humildade

“Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só.” (Jo 16,29-32a)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é 13 de maio, dia também de Nossa Senhora de Fátima! Aproveito para saudar todos os nossos irmãos portugueses que acompanham a homilia aqui no nosso canal e dizer que nós estamos unidos a vocês.

O pior comportamento do discípulo é achar que ele já sabe tudo e não precisa mais aprender nada. Quando pretendemos conhecer o Senhor profundamente, Ele elimina essa nossa presunção e nos coloca em nosso lugar. Jesus disse: “Ah vocês estão convictos, estão coesos, estão unidos, tão fortes e já sabem de tudo, vai vir o momento em que vos dispersareis, cada um para o seu lado e me deixarei só”.

Jesus ensina sobre a humildade

Que banho de realidade! Que lição de humildade Jesus dá aos Seus discípulos. Hoje, a lição justamente é essa, da humildade. Para nós padres, que fizemos teologia, nós não sabemos nada ainda para os consagrados que se entregaram totalmente ao Senhor, ainda falta muito aprendizado na vivência da pobreza, da obediência e da castidade. Para os leigos, que atuam em nossas comunidades, a caminhada apenas começou, evangelizados primeiro para depois evangelizar.

Por isso, providencialmente hoje, dia de Nossa Senhora de Fátima, a humilde serva do Senhor, nós queremos aprender cada vez mais as coisas do alto, as coisas de Deus. Ainda não sabemos nada, temos muito que aprender.

A Virgem, que mesmo sendo a Mãe do Senhor, fez-se discípula dele junto com os apóstolos e no cenáculo, ela estava à espera da promessa do Paráclito para continuar a aprender sobre as coisas de Deus. Interceda por nós, Mãe de Deus, Virgem de Fátima, para que nós nunca nos deixemos tomar pela soberba ou pela presunção, mas que nos coloquemos sempre numa atitude de humildade, aprendendo, todos os dias, sobre nosso Senhor.

Sobre todos vós, por intercessão da Virgem de Fátima, abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!